Postagens populares

sábado, 15 de dezembro de 2012

Frases do Dia 3



"Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte." Sigmund Freud




"Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte."
                                                                                        Sigmund Freud 


  Ontem fui a um funeral. Ir a funerais e de seguida ao cemitério, faz-me pensar mais sobre a morte. É das coisas que mais tememos nesta vida, não apenas a nossa morte mas também a morte daqueles que amamos. Mesmo estando bem de saúde e sem problemas de maior, queixamo-nos imensas vezes e nem sempre damos o devido valor ao facto de estarmos bem e vivos, com tantos caminhos por explorar, tantos momentos para desfrutar. Apesar disso, sabemos lá bem no fundo que vale a pena viver, mas a vida seria vivida com maior paixão e intensidade se soubéssemos aceitar a morte ao invés de temê-la. Sofremos em vida e tememos tantas situações; no entanto também tememos a morte e raramente ousamos reflectir sobre ela ou tentar aceitá-la. Pensar sobre tal assunto não é de modo nenhum uma atitude mórbida ou desnecessária. Muito pelo contrário: se aceitássemos com estoicismo que morrer é um acto natural e que um dia morreremos, a ansiedade e o medo acabaria por diminuir. 
 Este tipo de pensamento vai-se interiorizando à medida que envelhecemos e vamos ganhando maturidade. Quando soubermos tomar as rédeas da vida com pulso forte e aceitar a morte que encontra-se no horizonte, viveremos mais intensamente e tomaremos controle sobre os nossos medos e os nossos receios. 
 Contudo, é tão difícil compreender e entender que quem falece, mesmo que demasiado cedo, deixa de sofrer e fica em paz, em vez de sofrer durante um tempo indeterminado, sob a tortura de uma vida dolorosa e inerte. Para aqueles que já não conseguem viver uma vida normal, ligados ás máquinas de um hospital, sofrendo de tores intoleráveis e sem possibilidade de cura, a morte é sem dúvida um alívio, um golpe de misericórdia. 
 Morrer é tido como o fim de tudo, não havendo mais nada para além dela, deixando de se existir. Talvez um dia venham a surgir provas palpáveis de que morrer é apenas o início de uma nova etapa, que haverão novas vidas, sendo a morte apenas o início do renascimento  É reconfortante pensar que o nosso espírito continuará a sua jornada no interior de um corpo novo e que esse corpo será apenas um receptáculo de curta validade. Talvez a vida seja uma sucessão de novos renascimentos, interminável como um círculo. E cada nova vida será uma nova oportunidade para se evoluir e acompanhar a evolução do universo.
 Em suma, se formos corajosos o suficiente para viver a vida de forma plena e não tentarmos evitar sequer pensar no conceito de morte, saberemos aceitar as leis da vida e desfrutar do crescimento espiritual com essa filosofia de vida, possuindo uma visão vasta e ganhando uma sabedoria que com o passar do tempo apenas aumentará. É por isso que os anciãos costumam ser tão admirados e respeitados: viveram a sua vida de forma plena e aguardam a morte sem medo no olhar, apenas serenidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário