"Todo mundo tem um talento. O que é raro é a coragem de seguir o talento para o lugar escuro onde ele leva." (Erica Jong)
Todos nós temos talento para algo, o que leva a uma prática e criação do que advém desse mesmo talento. É algo feito com vontade e que sai naturalmente, aparentemente sem esforço, uma vez que faz parte de cada um. O mundo está repleto de pessoas talentosas, independentemente da área a que remete tal talento; contudo apenas o talento não é o suficiente para se ter sucesso. Sim, o trabalho árduo e a humildade são factores vitais para o aperfeiçoamento, mas a coragem e a persistência é que levam as pessoas talentosas ao sucesso e a ir o mais longe possível.
Imensas pessoas talentosas começam desde cedo a praticar o que melhor sabem e gostam de fazer e, contudo, a maioria delas acaba por optar pelo que é seguro e, com o passar do tempo, o objectivo de seguir o seu talento passa a ser um sonho, uma quimera inatingível. Escolhem empregos que lhes traga alguma estabilidade financeira e muitas vezes vêem-se obrigados a relegar para segundo, ou até terceiro plano, as actividades que mais apreciavam realizar, tornando-se essas mesmas actividades meros hobbies. Um mecânico. por exemplo, que tinha imenso talento para tocar piano, apenas comenta com alguma pena, encolhendo os ombros: "Quando era mais novo adorava tocar piano mas o destino não permitiu que seguisse a carreira de pianista...".
No entanto, existem aqueles indivíduos mais raros e até especiais, os quais, mesmo que as probabilidades estejam contra o seu sucesso, insistem e lutam incansavelmente, seguindo os seus objectivos sem fraquejar, determinados a viver para o seu talento. Não interessa que sejam pobres ou considerados pouco inteligentes. O que importa é que lutaram pelo que gostavam de fazer com paixão desmedida, e foi essa luta e essa paixão que os levou a realizar os seus sonhos. Mesmo que o caminho a percorrer fosse tortuoso e escuro, continuaram, mesmo que tivessem de caminhar às "cegas". Não recearam o futuro, limitando-se a persegui-lo.
Se não houvesse pessoas tão exemplares e inspiradoras, o talento seria algo extremamente desvalorizado e irrealista.
Bem ditos sejam aqueles que souberam deixar a sua marca no mundo, levando aqueles que se seguiram a seguir o seu exemplo, perseguindo a sua estrela.