"Quanto mais conhecemos, mais amamos."
(Leonardo
da Vinci)
Aqueles que possuem uma maior capacidade de compreensão e tolerância são sem dúvida os que possuem maior sabedoria e conhecimento. Só conhecemos verdadeiramente situações pelas quais passamos ou as coisas que mais nos cativam.
O que não compreendemos e desconhecemos, é-nos inconscientemente repulsivo e recusamo-nos a conhecer. É por isso que apesar de o amor ser um sentimento comum a todos nós, não é sentido nem experienciado em toda a sua plenitude pela maior parte das pessoas porque elas simplesmente não compreendem ou não querem compreender o que encontra-se fora da sua realidade.
Aqueles que fizeram a diferença no mundo foram os que menos julgaram e mais aceitaram, amando todos e cada um incondicionalmente, dando tudo o que tinham por sentirem tanto amor pelo próximo.
O conhecimento vem também com a paixão pelo que gostamos, o que nos fará querer aprender mais sobre aquilo que nos move e tentar aperfeiçoar ao máximo os conhecimentos sobre o nosso objecto de interesse.
A citação de da Vinci descreve perfeitamente a magnitude do seu talento. Até hoje é relembrado pelas suas invenções e pela sua insaciável curiosidade sobre o que o rodeava, estudando e esboçando, criando e inventando obras incríveis e que perduraram ao longo dos séculos.
Aquele que é sábio possui um amor incondicional pela humanidade e busca viver bem cada dia, buscando sem cessar o conhecimento, consciente de que todos nós, como humanos, somos simplesmente ignorantes.